FC2

Concepções do tempo

Teclado


PedroTiagoCarlos


Receitas Fáceis
Faber Castell

Atualizar Página

Forbes Soldiers

Soldiers

Info: Concepções do tempo





Publicado por: Agência Digital
Rio de Janeiro
08/01/2023



Concepções do tempo

O modo como medimos o tempo pelo relógio não é universal - ou seja, não é válido para todas as épocas e todos os povos -, mas apenas uma possibilidade de medição desenvolvida em nossa cultura, sendo portanto, uma construção histórica:

O modo como o dia terrestre é dividido em horas, minutos e segundos é puramente convecional. Assim, também, a decisão de que um dado dia começa na aurora, ao nascer do sol, ao meio-dia, ao pôr-do-sol ou à meia-noite é uma questão de escolha arbitrária ou conveniência social.

Ritmos da "natureza" e da "fábrica"



Em muitas sociedades rurais, os trabalhores vivenciam um "tempo da natureza", relacionado ao dia e à noite, às variações do clima às épocas de plantio e de colheita etc.

O historiador frânces Lucien Febvre conta que a população do campo na França do século XVI se referia ao tempo dizendo: "por volta do sol levante" ou "por volta do sol poente".

Já nas sociedades industriais contemporâneas, os trabalhadores de uma fábrica, por exemplo, viveciam um ritmo de tempo marcado pelas horas do relógio, mesmo porque as horas de trabalho, em geral, são vendidas por determinado preço, o salário. Assim, nesse "tempo da fábrica" - também encontrado em outras atividades profissionais - a jornada de trabalho não obedece mais ao nascer e ao pôr-do-sol ou às varações do clima, mas às exigências da empresa.

O relógio


O modo de vida nas sociedades atuais levou-nos a uma crescente preocupação com o tempo cronológico, que se traduz pela constante consulta aos relógios.

Logo que foram inventados, os relógios mecânicos eram instalados nas torres das igrejas, nos monumentos de praças, nos edifícios públicos. Atualmente, considerado um instrumento básico para a organização das rotinas diárias, encontra-se no pulso das pessoas, no veiculo, na parede, sobre a mesa, nas agendas etc.

o tempo do relógio passou a governar, em grande parte, o contidiano das pessoas, mesmo contrariando as necessidades naturais. Há a hora de acordar, de comer, de trabalhar, de tomar banho, de dormir etc.

Calendário


O tempo pode ser organizado em unidades (ano, mês etc.) relacionadas aos intereses de uma sociedade. Em função disso surgiram aos calendários, que consistem em uma criação sociocultural ligada a diversos fatores, como: observações astronómicas, crenças religiosas, valores sociais etc. Todo calendário tem uma história, aliás, muitas histórias.

Diferentes povos criaram calendários, de acordo com seus conhecimentos, critério e necessidades. Supõe-se que o primeiro calendário foi criado entre 3000 e 2000 anos antes do nascimento de Cristo, provavelmente pelos chineses, egipcios ou sumérios, com base na observação do Sol e da Lua.

Fonte:
Receitas Fáceis Fc2
Categoria: Livros




Tags:

book





Amigos (Perfis)
Check out Dua Lipa
Receita

Price:
$$$$$$$$$$$$

Declarados:

$$$$$$$$$